quinta-feira, abril 21, 2005

Manuel da Fonseca


Um autor que muito admiro e cujos cenários e personagens me povoam o imaginário e romanceiam o meu querido Alentejo, contando histórias de um tempo há muito ido mas cujas marcas ainda lá se encontram, escavadas na terra. Em 1981 o Jornal de Letras publicou esta extraordinária reportagem sobre o escritor que então comemorava os 40 anos de vida literária, entre versos e narrativas.
Manuel da Fonseca morreu em 1993 com 81 anos e deixou esta obra:

Rosa dos Ventos (poemas), 1940
Planície (poemas), 1942
Aldeia Nova (contos), 1942
Cerromaior (romance), 1943O
Fogo e as Cinzas (contos), 1951
Seara de Vento (romance), 1958
Poemas Completos, 1958
Um Anjo no Trapézio (contos), 1968
Tempo de Solidão (contos),1973
Crónicas Algarvias (contos), 1986

Aqui fica a sugestão.

Pedra Pomes

12 Comments:

Blogger ISA said...

Can't thank you enough... Beijos grandes!

16:26  
Blogger ISA said...

Can't thank you enough... Beijos grandes!

16:26  
Blogger Pedra Pomes said...

Isa espero que gostes. Um beijinho

16:56  
Blogger Nilson Barcelli said...

Obrigado pela sugestão.
Nunca li nada dele.
Beijo e bfs.

10:47  
Blogger Pedra Pomes said...

Um beijinho Nilson, bom fim de semana

16:31  
Blogger Yardbird said...

Excelente sugestão, podes crer.
Um dos grandes das nossas letras. Escritor de um povo
Beijinho, Pedrinha :)

18:54  
Blogger Pedra Pomes said...

Yardy, estamos de acordo :) um beijinho

09:46  
Anonymous Anónimo said...

Eu preciso urgentemente do resumo duma obra de Manuel Fonseca . Chama-se :

"Aldeia Nova"

In "O primeiro camarada que ficou no caminho"

É URGENTE!SE ALGUEM ME PODERIA AJUDAR AGRADECIA IMENSO .

cá esta o meu mail : catarinagouveia_3@hotmail.com

17:14  
Blogger bárbara said...

olá, Bom dia. O meu nome é bárbara e sou aluna do 11º ano da area de Artes. Para a disciplina de Portugues tenho de fazer uma apresentação sobre um livro: "Vagabundo na cidade", de Manuel da Fonseca. Já li o livro e achei muito bom, a leitura é simples, fácil de perceber, algo muito acessivel. A apresentação consiste na exposição de algo que tenhamos gostado na Obra, só que ideias não tenho, estava a pensar elaborar um texto sobre a temática do livro, mas percisava de ajuda, se possivel (A apresentação tem limite até sexta-feira, proxima).
Se alguem vir que me pode ajudar, contacte o meu e-mail: barbara_13_sa@hotmai.com

Perciso mesmo de ajuda.
cumprimentos, Obrigada

09:44  
Blogger bárbara said...

ah, peço desculpa pelos erros... não estava a ver o que escrevia.

09:45  
Anonymous Anónimo said...

ola......sou a sara. sou aluna do 10 ano de tecnico de restauraçao. li o livro "O Fogo e as Cinzas" achei-o realmente importante so que preciso de fazer um resumo para a prova oral.........sera que ninguem se dispo´nibiliza para me dar uma ajudinha????
agradecia.....

colaborem comigo através deste e-mai: sara_3l@hotmail.com


beijinhos

17:54  
Anonymous Anónimo said...

Oi eu me chamo Camila eu estava precisando de alguns resumos dos contos do livro Aldeia Nova de Manuel Franseco.
Obrigada eu preciso mesmo
caauvray@hotmail.com

10:19  

Enviar um comentário

<< Home